fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Agência RMBH apresenta estudos sobre ferrovias

Foi apresentado, na última quintafeira (19), pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), durante audiência pública da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, estudos sobre o transporte ferroviário na capital e seu entorno.

A audiência, que foi requerida pelo deputado João Leite, presidente da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, e pelos membros Marília Campos e Coronel Sandro, contou com a presença de Mila Batista, diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Charliston Marques, gerente de planejamento metropolitano da Agência de Desenvolvimento da RMBH, e representantes de sindicatos, ONGs e indústria relacionados ao tema.

Os projetos anunciados farão parte do Plano Estratégico Ferroviário (PEF), que terá como uma das fontes para embasamento o relatório final do trabalho feito pela Comissão Pró-Ferrovias, e será desenvolvido pela Agência RMBH, com previsão de conclusão para o próximo ano.

Um dos projetos apresentados foi de uma linha entre o Belvedere (BH) e Betim (Linha A); outra entre o Horto (BH) e Nova Lima (Linha B); e a terceira entre o Horto e Sete Lagoas, passando por Confins (Linha C). Essas linhas atenderão 17 municípios com previsão de 300 mil passageiros por dia e todas com possibilidade de integração com o Metrô.

Além disso, também foi apresentado o projeto do Ferroanel que, apesar de não estar presente no PEF, tirará o fluxo de cargas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), liberando trilhos para o trem de passageiros. O Ferroanel sairá de Sarzedo até Pedro Leopoldo.

O deputado João Leite, presidente da Comissão Pró-Ferrovias, anunciou que novas audiências ainda serão realizadas para que outras sugestões sejam consideradas para o desenvolvimento do PEF. Ele ainda acrescentou que “o relatório parcial da comissão também será considerado”.

"

No comments
Leave Your Comment