Foi apresentado, na última quintafeira (19), pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), durante audiência pública da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, estudos sobre o transporte ferroviário na capital e seu entorno.
A audiência, que foi requerida pelo deputado João Leite, presidente da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, e pelos membros Marília Campos e Coronel Sandro, contou com a presença de Mila Batista, diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Charliston Marques, gerente de planejamento metropolitano da Agência de Desenvolvimento da RMBH, e representantes de sindicatos, ONGs e indústria relacionados ao tema.
Os projetos anunciados farão parte do Plano Estratégico Ferroviário (PEF), que terá como uma das fontes para embasamento o relatório final do trabalho feito pela Comissão Pró-Ferrovias, e será desenvolvido pela Agência RMBH, com previsão de conclusão para o próximo ano.
Um dos projetos apresentados foi de uma linha entre o Belvedere (BH) e Betim (Linha A); outra entre o Horto (BH) e Nova Lima (Linha B); e a terceira entre o Horto e Sete Lagoas, passando por Confins (Linha C). Essas linhas atenderão 17 municípios com previsão de 300 mil passageiros por dia e todas com possibilidade de integração com o Metrô.
Além disso, também foi apresentado o projeto do Ferroanel que, apesar de não estar presente no PEF, tirará o fluxo de cargas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), liberando trilhos para o trem de passageiros. O Ferroanel sairá de Sarzedo até Pedro Leopoldo.
O deputado João Leite, presidente da Comissão Pró-Ferrovias, anunciou que novas audiências ainda serão realizadas para que outras sugestões sejam consideradas para o desenvolvimento do PEF. Ele ainda acrescentou que “o relatório parcial da comissão também será considerado”.