fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Comissão da ALMG requer explicações para aumento na conta de luz

O deputado João Leite (PSDB) propôs por meio de requerimento, que a Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realize uma audiência pública para que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) possa esclarecer o possível aumento na conta de luz dos mineiros.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sugeriu que a Cemig aumente as tarifas de energia para consumidores conectados à alta-tensão, como indústrias, em 34,41%. Já para os consumidores conectados à baixa tensão, que constituem a maior parte da população, o aumento será de 22,73%. Será o maior percentual de reajuste desde 2008.

Segundo a Cemig, a escassez das chuvas durante o período de julho a dezembro do ano passado e o intenso acionamento das usinas térmicas contribuíram para que as tarifas de geração de energia fossem elevadas. Os novos valores entrarão em vigor no dia 28 de maio.

A Cemig divulgou seu balanço financeiro, referente ao ano passado, registrando lucro líquido de R$ 1 bilhão, o que representa quase o triplo do lucro anterior. Mesmo tendo um resultado positivo, o aumento da energia elétrica será mantido.

Segundo o deputado João Leite, é necessário que sejam dadas explicações devido ao alto percentual sugerido pela Aneel. “É importante esta Comissão convidar a Cemig para explicar a adesão ao aumento autorizado pela Aneel”.

"

No comments
Leave Your Comment