fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Construção de parque em linha férrea de BH é defendida

O projeto de construção de um parque linear aproveitando trecho ferroviário localizado no Bairro Belvedere, em Belo Horizonte, na divisa com o município de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), foi defendido por associações de moradores e ambientalistas. O presidente da comissão, João Leite, e outros deputados, participaram de visita da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (16/8/18), ao local.

O representante da Associação dos Moradores do Vila da Serra, Álvaro Gonzaga, explicou que o trecho é da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), mas atualmente está sendo administrado pela Caixa Econômica Federal. Segundo ele, há o interesse da Prefeitura de Belo Horizonte de conseguir que o terreno seja doado para o município e então repassado para a administração das associações. Álvaro Gonzaga destacou que o projeto de construção do parque já foi aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas ainda não foi sancionado. “Não existe nenhuma área de lazer nos Bairros Belvedere e Vila da Serra. A construção do parque será feita com recursos privados, sendo que as associações irão assumir também a sua manutenção e preservação”, afirmou.

O deputado João Leite explicou que o objetivo foi conhecer a operação e a logística das empresas, para verificar a possibilidade do transporte ferroviário de passageiros na Região Metropolitana (RMBH). O parlamentar falou sobre a necessidade de expansão do transporte ferroviário de cargas e de passageiros em Minas Gerais. Também defendeu que o dinheiro da renovação das concessões ferroviárias fique no Estado e seja utilizado para a construção do Ferroanel na RMBH.

No comments
Leave Your Comment