fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Deputado João Leite defende a volta da Linha Mineira

Foi discutido, na última quarta-feira (23), em audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a volta das atividades da Linha Mineira, antiga ferrovia que ligava a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) à Zona da Mata, em Minas Gerais.


Na audiência, que foi presidida pelo Deputado João Leite (PSDB), foi destacado que, ao reestruturar a Linha Mineira e promover a conexão com trechos no estado do Rio de Janeiro, há a possibilidade de viabilizar uma ligação com o Porto de Açu e, assim, melhorar o escoamento da produção mineira.


Para Rômulo Calzavara de Sousa, gerente de logística do Porto de Açu, “o porto de Vitória (ES) não suportará mais de 7 milhões de toneladas de grãos. O investimento na Linha Mineira será importante para lidar com o excedente dessa produção de grãos”.


Já para João Paulo de Araujo Braz, diretor de terminais e logística do Porto de Açu, “a ferrovia representa uma conexão importante para longo prazo, que vai possibilitar a expansão do porto.” Ainda segundo Braz, o transporte ferroviário equilibra o sistema portuário brasileiro, reduz custos e pode beneficiar Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.


O deputado João Leite, autor do requerimento para a realização da audiência pública e presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, reforçou a importância da Linha Mineira e destacou que a há grande expectativa da Comissão para que ela seja reativada, “sobretudo com a possibilidade de se conectar com a potência que é o Porto do Açu para escoar a produção da Zona da Mata mineira”, acrescentou.

"

No comments
Leave Your Comment