fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Ferrovia pode ser alternativa para tirar Ouro Preto do “buraco”

No dia 29 de março, o deputado João Leite, que é a principal referência do meio político, quando se trata de ferrovias, participou de uma reunião remota com o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, para tratar de um formato em que o incremento de um trecho ferroviário daquela região possa gerar uma nova atração turística na principal cidade histórica de Minas Gerais.

Devido à pandemia que, de acordo com o boletim epidemiológico do dia 23 de abril tinha registrado 3888 casos, com 76 mortes, as igrejas e museus, principais atrativos turísticos, foram fechados gerando um impacto gigantesco na arrecadação pública, pois o turismo gera R$27 bilhões/ano em Ouro Preto.

Os participantes da reunião instituíram um grupo técnico para estudar a viabilidade de expandir a operação ferroviária na região de Ouro Preto. Dos 780 km abandonados pela Vale, da concessão recebida, 470 km constituem a chamada Linha Mineira, ligando Sabará a Cataguases, e será nesse trecho que o grupo técnico atuará buscando oportunidade de ampliar o desenvolvimento econômico e social naquela região.

Além do deputado João Leite e do prefeito Ângelo Oswaldo, com alguns secretários, participaram da reunião o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a superintendente Ferroviária de Minas Gerais, Vânia Cardoso, e representantes de organizações ferroviárias não governamentais que acreditam ser possível aproveitar os estudos já realizados pelo Governo de Minas para o Plano Estratégico Ferroviário.

"

No comments
Leave Your Comment