fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

João Leite faz avaliação do trabalho da Comissão Pró-Ferrovias

Com o início do recesso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado João Leite, presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, fez um balanço sobre as atividades desenvolvidas pela Comissão e considerou o resultado como positivo.

Segundo o deputado, a partir de esforços conjuntos da ALMG e da Comissão, foi atribuído, por meio de emenda à Reforma Administrativa, competência ferroviária à Secretaria de Infraestrutura, o que confere ao Estado um Secretário Ferroviário. Foi criada, também, uma Superintendência Ferroviária.

Para o deputado, todas essas ações são muito importantes pois o estado, que antes não tinha um representante para essas questões, pode, agora, assumir um protagonismo diante do movimento de retomada das ferrovias em Minas Gerais.

Além disso, o deputado também citou a criação da Lei 23230, deste ano, de autoria dele, que determina a preservação do todo patrimônio ferroviário presente em território mineiro, como trilhos, dormentes e leitos.

E, a partir de agora, por determinação do presidente da ALMG, Agostinho Patrus, e após conversas com o governo estadual, está criada uma mesa de discussões com a presença das empresas responsáveis pelas concessões ferroviárias para que seja criado o Planejamento Estratégico Ferroviário do Estado.

Com o planejamento, segundo o deputado João Leite, serão criadas iniciativas sobre o tema de curto prazo, na Lei Orçamentária do Estado, de médio prazo, no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), e de longo prazo, no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado.

A Comissão Pró-Ferrovias Mineiras, que está em período de recessão, tem a previsão de retomada dos trabalhos para a primeira semana de agosto.

"

No comments
Leave Your Comment