fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

João Leite participa de audiência pública que analisa indenização a filhos de hansenianos

O deputado João Leite (PSDB) participou de audiência pública, nesta quarta-feira (29/8/18), da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que analisa indenização a filhos de hansenianos. Aprovado em primeiro turno, o Projeto de Lei (PL) 4.828/17, do deputado Antônio Jorge (PPS), que, originalmente, estabelece pensão especial, para os filhos de hansenianos. Agora, o projeto já pode ser apreciado no plenário. 

O projeto visa à reparação material de danos causados aos que foram separadas de seus pais, compulsoriamente, há 30, 40, 50 anos, quando os atingidos pela doença eram internados em hospitais colônias. A reunião foi acompanhada por dezenas de representantes das colônias de hansenianos de Minas Gerais e da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg).

João Leite destacou que o projeto não é suficiente para acabar com a dor e o trauma sofrido pelos filhos de hansenianos, mas é uma medida importante para tentar recompensar o que foi feito pelo Estado. Os parlamentares presentes na reunião destacaram a importância do projeto diante da necessidade de o Estado pagar essa dívida com os filhos de hansenianos. 

Autor da proposta, o deputado Antônio Jorge falou sobre o sofrimento enfrentado pelos mães que tiveram seus filhos retirados compulsoriamente. “Esse projeto é um pedido de perdão do Estado para essas pessoas que foram separadas dos seus pais”, considerou.

No comments
Leave Your Comment