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PEF pode ter recurso bilionário

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineira que é presidida pelo deputado João Leite, desde sua criação, em março de 2019, com o objetivo de alavancar a retomada de investimentos no setor, para diversificar as cargas ferroviárias e resgatar o transporte de passageiros, realizou mais uma audiência pública.

A audiência pública analisou os estudos dos projetos ferroviários que estão sendo conduzido pela Fundação Dom Cabral. João Leite disse ter sentido falta dos projetos do Expresso do Rei, em Lavras, do trem de passageiros ligando o bairro Belvedere ao museu de Inhotim, em Brumadinho, da ligação entre os municípios de Pirapora e Unaí, entre outros trechos que ajudariam a escoar a produção de diversas regiões do Estado, não só o minério, mas a carne, a fruticultura, o café. Para o deputado é necessário também avaliar a inclusão de mais horários de trens de passageiros na ferrovia Vitória Minas.

O professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, Ramon Victor Cesar, afirmou que há limitações econômicas para os estudos de elaboração do plano, que não consegue analisar a fundo todos os projetos e demandas de uma vez. “Temos que priorizar projetos que têm maior viabilidade econômica e social. Estamos assessorando o governo, mas entendemos que o governo também terá que fazer escolhas”, ponderou.

Mas os participantes concordaram que a melhor possibilidade para o Governo de Minas obter recursos financeiros para o PEF será ter uma participação expressiva nos valores da outorga que as concessionárias, Vale, MRS e VLI, terão que pagar na renovação de suas concessões.

Somente a renovação da Estrada de Ferro Vitória a Minas deverá gerar em torno de R$9 bilhões. O processo encontra-se sob a análise do Tribunal de Contas da União.

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