fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Projeto de lei pretende priorizar transporte sobre trilhos

Foi aprovado, em primeiro turno, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei 1699/2020, de autoria do deputado João Leite, que institui a Política de Transporte sobre Trilhos no Estado.

O projeto tem como principal objetivo a ampliação da quantidade de passageiros transportados por veículos sobre trilhos, assim como a integração com outros modais de transporte público.

Segundo o texto original da proposição, disponibilizado pela ALMG, o incentivo ao transporte ferroviário pode influenciar diretamente em algumas questões como a redução dos custos de manutenção e operação das vias urbanas, eliminação de congestionamentos e redução do consumo de combustíveis fósseis e poluição.

Para o deputado João Leite, autor do projeto, “além de contribuir para questões ambientais e de mobilidade urbana, o transporte sobre trilhos tem potencial de diminuir as mortes no trânsito, algo que é muito preocupante para todos nós”, explicou.

O projeto, se aprovado, garante que haverá ações para a ampliação de investimentos públicos e privados para a implantação de todos os modais de transporte sobre trilho, bolsões de estacionamento nas estações de embarque e desembarque visando à integração do transporte coletivo e individual aos modais ferroviários e a priorização de modais ferroviários de percursos de média e longa distância.

Para tornar-se lei, o projeto precisa ser aprovado em segundo turno em uma comissão temática e, depois, em segundo turno no plenário. A tramitação pode ser acompanhada por toda a população no site da ALMG.

" ,

No comments
Leave Your Comment