fbpx
Deputado Estadual . Minas Gerais
(31) 2108.7475

Protocolo para preservação de patrimônio ferroviário é discutido por autoridades

As polícias Militar e Civil, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais reuniram-se, no dia 23 de março, em reunião remota, para tratarem da criação de um protocolo de atuação das quatro organizações que permitirá a preservação de todo patrimônio ferroviário em Minas Gerais, como estações, trilhos, dormentes, locomotivas e vagões, para que possam ser usados no PEF – Plano Estratégico Ferroviário.

O Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF) é um programa de governo composto 60 propostas, agrupadas por áreas temáticas, sendo 23 de transporte ferroviário regional de passageiros, 15 de transporte de cargas, 11 de transporte turístico, 7 contornos de trechos urbanos e 4 plataformas logísticas.

Como ponto de partida, está sendo construído um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a serem definidas estratégias, e elaborado um plano de investimentos que atenda à demanda do setor e da população mineira.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, anunciou a conclusão de um inventário que está sendo feito ao longo de 700 km de linha, que cortam 30 municípios e também a criação de uma campanha, nas redes sociais, destacando a importância desse trabalho.

O comandante da Polícia Militar, coronel Rodrigo, e o chefe da Polícia Civil, delegado Joaquim Francisco, defenderam a importância turístico cultural que o modal representa para Minas Gerais e colocaram suas corporações à disposição da sociedade na guarda do patrimônio ferroviário e para instaurar os respectivos inquéritos policiais, nos eventuais casos de furto de material ferroviário, depredação, invasão e outras ações que violem a lei 23.230 de autoria do deputado João Leite.

Para João Leite o engajamento do Poder Público é fundamental para preservar os aspectos históricos, culturais e turísticos, mas também para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, gerando empregos e renda.

" ,

No comments
Leave Your Comment